Bem, hoje já é terça-feira, ou melhor, quarta e eu ainda não contei nada acerca de Berlim. Vou tentar fazer um breve (porque estou com sono) resumo sobre este passeio por mais uma capital europeia.
Partimos na sexta-feira, 25 de Abril, em direcção a Praga e aí tivemos de esperar quase duas horas no Mc Donalds, até à hora do autocarro. Aqui conhecemos logo um Tuga.
Fomos para a estação dos autocarros e apanhámos o autocarro, por volta da meia noite.
Cerca de 5h horas depois chegámos a Berlim e chegaram também alguns pequenos problemas, como: encontrar o metro, encontrar o hostel, encontrar a recepção do hostel, encontrar o quatro (estava ocupado pelos "nossos" gregos que foram de carro), dormir um pouco, mudar de quarto...
Depois das confusões, dormir um pouco e comer uma sandoxa do Zé Rui, lá começámos um fim de semana em grande.
Um amigo da Sneji, da Bulgária, que está a estudar em Berlim, foi ter connosco e mostrou-nos a cidade... desta vez foi tudo sem stresses, a aproveitar o bom tempo e os muitos espaços relvados existentes.
Os edifícios são mais que muitos, em especial os novos edifícios de vidro que parecem muito, muito novos. Acho que essa parte é muito interessante na cidade, tem muitos edifícios ou sítios antigos e cheios de história (que eu vou ter de estudar), mas depois tem todos os outros edifícios novos e, penso eu, atractivos para qualquer estudante de arquitectura.
Depois também há aquelas coisas que nos decepcionam um pouco, como foi o caso do muro... era uma coisinha tão fininha e tão baixinha... de qualquer modo, estive lá!
Depois do passeio regressámos ao hostel e dormimos um pouco, tomámos a normal banhoca e fomos jantar. Pela primeira vez desde que cá estou comi frango assado... soube a pato!
Mais tarde eles saíram e eu fiquei, até porque a minha tola não está muito habituada ao sol e "queixou-se"
Na manhã seguinte, decidimos ir à residência do primeiro ministro e voltar ao parlamento, mas desta vez para entrar. Aproveitámos também para passear no grande Tiegarten, o qualquer coisa assim.
À tardinha fomos aos suvenires e depois comemos uma salsicha alemã. Fomos ao carro, que estava junto ao hoste, buscar e trocar algumas coisas das mochilas e despedi-mo-nos dos gregos.
O resto da tarde/noite foi andar um bocado à deriva no centro de Berlim, parar para beber chocolate quente e regressar à estação de autocarro.
No autocarro conhecemos mais 8 portugueses, alguns a estudar em Évora
Chegámos ao dormitório segunda-feira, por volta das 7h.
terça-feira, 29 de abril de 2008
berlim
Posted by
roanita
at
23:25
0
comments
sexta-feira, 25 de abril de 2008
25 de Abril???
Hoje, sexta-feira, 25 de Abril, supostamente, é um dia diferente... mas isso depende do sítio onde estamos, porque aqui, foi mais um dia, com coisas diferentes e com coisas normais.
De manhã, fomos, mais uma vez, à escola especial para fazer a apresentação dos nossos países. As diferenças foram: só eu e a Riet é que fomos; os gaiatos fizeram muito mais perguntas, algumas delas, com sentido.
No final a profsseora convidou-nos para irmos beber cerveja e, está combinado, segunda às 17. Eu vou-me virar para a kofola!
Regresso, com a normal passagem pelo Alberto para fazer algumas compras: pão, queijo, chocolate, maçãs e coisas para a sopa.
é estranho eu fazer sopa hoje e estar de partida para mais um fim de semana internacional, mas, só fiz sopa hoje porque para a semana já não tenho panela, então nunca mais vou poder fazer sopa por aqui.
Enquanto a sopa fervia, tive a fazer algumas pesquisas em relação a Berlim e, cheguei à conclusão que é uma cidade muito grande, o que quer dizer que vamos te de ver o possível.
De seguida, fiz o almoço... frango, outra vez, para não se estragar...
Almocei, continuei nas pesquisas e preparei a mala para o fim de semana em Berlim.
Mais tarde tive a escrever e fui enviar alguns postais para o pessoal... desta vez os postais são de hradec kralove e variei alguns destinatários.
Agora estive a tomar uma banhoca e aconteceu um feito histórico, passados 2 meses e 17 dias, terminei o meu ultra mega gel de banho, da marca EURO SHOPER e que quase não faz espuma.
Daqui a pouco vou comer uma sopinha, um paozito com queijo alentejano e por volta das 19h20 vou apanhar o primeiro, de quatro meios de transporte, que nos irão levar até Berlim.
Espero que Lavre tenha ganho a corrida do 25 de Abril e PARABÉNS AO ZÉ RUI!
Posted by
roanita
at
17:02
0
comments
concerto da filarmonica
Pois é, ontem à noite, fui com a Riet ver um concerto da filarmónica cá do sítio e, na minha humilde opinião,o concerto foi fixe.
Mais uma vez, tive a oportunidade de ouvir violinos ao vivo, coisa que não faço muita vez, e diga-se que gostei.
A primeira parte foi um bocado seca, porque quase uma hora um violino a solar. A peça foi Houslovy koncert "Památce andela", de Alban Berg.
A segunda parte, Symfonie c.9 d mool, de Anton Bruckner, foi mais fixe, a obra era mais "movimentada", o que tornou a coisa mais interessante.
Dois pormenores no concerto: a diferença entre nossa roupa e a roupa dos restantes espectadores; a compra de dois programas de concerto, totalmente em checo.
À noite regressei e, ao contrário da noite e tarde anteriores, consegui dormir muito bem.
Posted by
roanita
at
16:22
1 comments
quinta-feira, 24 de abril de 2008
mais créditos e as despedidas
Hoje, o dia começou com uma chamada para o pai Maçã, para a resolução de um assunto pendente, e com uma breve revisão do trabalho de filosofia que, supostamente, iria ser discutido na aula.
A aula começou por volta das 10h e, em vez de termos de discutir o trabalho, analisámos mais dois textos. Por fim o professor fez uma análise aos nossos trabalhos.
Conversa puxa conversa, mas no fim, mais um A na folha de créditos!
OBRIGADO SÍLVIA!
Depois da aula, em vez de regressarmos para casa, fomos ao posto de turismo comprar os bilhetes para o concerto da Filharmonie Hradec Králové, de logo à noite.
Aproveitei também para comprar uns postais e mais umas coisitas.
Regressei ao dormitório, fiz uns ovos mexidos e sentei-me por alguns minutos.
Entretanto, recebi a bela notícia de que a nossa colega de apartamento se vai mudar para a semana e que este fim de semana vai levar as coisas da cozinha, ou seja, devo ficar limitada a uma colher, um tacho e pouco mais.
Às 14h, fomos para a paragem de autocarro e seguimos até ao nosso local de estágio: Jardim de Infância de Stezery.
A aula foi parecida ás últimas, mas desta vez foi a Riet que explicou um novo jogo aos meninos.
No final, as despedidas, um... até "qualquer dia"! :( ... e mais um A na pauta!
Regresso a casa e a tentativa de uma sesta... tentativa falhada!
Daqui a pouco vou assistir ao dito concerto e depois espero falar com os piolhos e também com os menos piolhos!
Posted by
roanita
at
17:03
0
comments
futebol e pizza
Ontem, quarta-feira, acordei bem cedo, para a aula de didáctica de inglês, mas depois, decidi fazer uma coisa que não é muito costume: deitar-me outra vez e faltar às aulas.
Por volta das 11h, voltei a acordar, voltei a tomar banho e fui para a escola.
Almocei e fui para mais uma estranha aula de drama.
A aula correu mais ou menos bem até a Gözde começar a apresentar o trabalho. Quando ela começou ninguém percebeu muito bem o que era para fazer e a professora levou-nos ao gabinete do Mr. Skutil para que ele traduzisse o que a Gözde estava a dizer. Como acho aquela aula um bocado estranho, assim como o facto da professora não dizer uma palavra em inglês, saí de lá com uma cara assustada e já no fim de sair da sala o professor chamou-me e disse: "Smile!"
No final da aula recebi o meu muito merecido A na folha de pauta.
De seguida veio a suposta aula de checo, que acabou por não haver.
Tivemos então a explicar ao professor que precisamos dos nossos créditos à cadeira na próxima semana e ele teve a excelente ideia de se lembrar que quer que façamos um teste. Até fazia sentido nós fazermos um teste, se ele não tivesse dito antes que não iríamos fazê-lo e se ele nos tivesse ensinado alguma coisa.
Passado este momento, eu e a Riet fomos até à Filarmónica para tentar comprar bilhetes para o concerto de 5ª à noite. Chegámos lá e... não estava lá ninguém para nos vender os bilhetes.
Regressámos a casa.
Estaricei-me um bocado na cama, de volta do computador e completei o meu trabalho de Special Education.
Por volta das 19h, fomos até à escola, com o pai e o irmão do Mathieu, para assistirmos às apresentações da França e Holanda.
depois das apresentações fomos mais uma vez até ao SportCafé, onde já estavam os espanhóis, para assistir ao jogo Barcelona x Manchester.
Como é óbvio, durante o jogo, as pizzas foram aparecendo, ao contrário dos golos.
No caminho para casa encontrá-mos dois ouriços na relva da escola.
Depois de uma interessante conversa com o pessoal lá de casa, a minha cabeça começou a carburar e não consegui dormir muito cedo.
Posted by
roanita
at
16:20
0
comments
pizza e futebol
Terça-feira foi mais um dia sem aulas. Acordei tarde como me tenho vindo a acostumar e tive a fazer o trabalho para didáctica da língua inglesa.
Já com o trabalho feito, vi mais umas séries e estive um bocado meio a dormitar.
Depois, como estava farta de estar em casa, decidi tomar banho para acordar, e fui ao Alberto comprar leite. Por acaso eu até tinha leite, mas apetecia-me sair de casa e tive de arranjar uma coisa para ir comprar.
Cheguei a casa e tive a anhar mais um pouco até ganhar fome e ir fazer o almoço... frango!
Com a barriga mais satisfeita, comecei a fazer um dos maiores trabalhos daqui (que não podia ter mais de 3 páginas). Foi o trabalho da cadeira de educação especial, onde tínhamos de reflectir sobre as nossas presenças nas várias escolas.
O trabalho não ficou terminado, porque entretanto eram horas de ir ver o filme dos Buddys.
O filme, "Divided We Fall", era sobre os efeitos do Holocausto na República Checa. Gostei!
No final do filme fomos até ao Sport Cafe, onde há comida e plasmas para ver a bola.
Fomos lá porque a Riet tem uma amiga que esteve cá há 3 anos e que gostava muito das pizzas de lá, que até não são grande coisa. O melhor foi mesmo puder ver a bola.
No fim do futebol regressei a casa, tive a falar com o pessoal e dormi...
Posted by
roanita
at
12:46
0
comments
terça-feira, 22 de abril de 2008
pequenos artistas
Bem, na segunda, a aula de inglês não começou às 7h20. Começou só às 10h45, mas era exame.
Como não tinha estudado muito no dia anterior, já que aquilo é só tempos verbais que a senhora professora não sabe que eu não sei e por isso não tem brigação de explicar, decidi acordar mais cedo para fazer alguns execícios.
Assim foi, acordei tomei banho e tomei o pequeno almoço e dediquei-me a quase duas horas de estudo intenso. :P
Depois fui para a aula e fiz o exame. Não posso imaginar se correu bem ou mal, porque não sei mesmo. Só sei que respondi a tudo, como é meu costume.
Regressei a casa e estive a falar com o meu pai e o mais famoso aprendiz de trompete de Lavre, que não deixa ninguem conversar porque está sempre a apitar.
Fui à do sr. Alberto às compras e fui à esteticista, fazer a "bigodaça".
Já em casa fui fazer o almoço: queijo frito com maçã!
Ñão sei se o queijo frito é uma comida tipíca checa, mas que o há em todos os restaurantes, lá isso há. Estou seriamente a pensar levar uma caixinha ou duas para poderem experiementar por aí.
Por volta das 15h, fui até ao New Building, onde iríamos ter mais uma aula de Educação Comparada, desta vez a apresentação do sistema educativo turco.
Cheguei lá e eles disseram-me que a aula era às 16h.
Então lá ficámos a anhar, a conversar e a ver as obras de arte de alguns meninos, que estão espostas por todo o edifício.
É bem fixe ver as pinturas dos meninos expostas por toda a universidade... e não são apenas papéis colados na parede, algumas têm direito a cavalete.
Uma coisa que desde o principio acho diferença nos desenhos das crianças são os contornos a preto. Em quase todos os trabalhos que vi eles usam o preto.
Passada a dita hora lá entrámos na sala e os turcos começaram a sua apresentação.
Diga-se que existem algumas diferenças, por exemplo, para eles a creche é dos 3 aos 5 e o jardim de infância é dos 5 aos 7. A entrada na universidade também é uma coisa um bocado estranha, pois têm um exame nacional geral e depois têm uma pontuação um também estranha. Eu até achei a entrada na universidade parecida à nossa, mas eles são um bocado complicados a explicar e ninguém ficou a perceber nada. :P
Regressámos a casa e aí decidi ver mais uns episódios das séries até ao hora em que a Kamila e a Riet me chamaram para irmos beber café e Melina ou Melinca (o bolo típico checo).
Lá fomos então no autocarro até ao Cook and Look, comer um bolinho e beber um leite com chocolate.
Conversa para cá e conversa para lá, regressámos já bem de noite. Instalei-me cá na casa e só mais tarde decidi coer qualquer coisa (não tinha fome).
O pessoal lá de casa ligou a dizer que estava a comer a cataplana da segunda-feira à da Paula e da Glória, só para fazer inveja. Mas, não faz mal, porque daqui a umas semaninhas já lá estou a comer com eles. :D:D:D
Falei com o Rui e normi!
Posted by
roanita
at
11:02
0
comments
mais descanso
O domingo, 20 de Abril, foi bastante semelhante ao sábado, o que quer dizer que não fiz praticamente nada.
Acordei, comi os meus cereiais e vim-me por na cama outra vez. A diferença foi que nao vim para dormir ou ver séries. Estive a fazer o relatório de estágio e a enviá-lo para a professora.
Depois disso, lá decidi então começar a ver séries, a ver coisas na net e também falei com pai Maçã e o Peter.
Depois almocei e fui espreitar à janela para ver se alguém estava na rua a fazer alguma coisa.
No campo de jogos estava o Sadi e o Hassan a jogar basquet e, depois de me vestir, peguei na bola do João e fui ter com eles. Tivemos a dar uns toques, a fazer uns lançamentos ao cesto, enquanto o pessoal foi aparecendo. Apareceu também a Sneji, com quem tinha combinado ir jogar ping-pong e lá fomos. Resutado Final: Bulgária 0 - 5 Portugal :P
No fim do jogo de ping-pong, voltei ao campo de jogos, mas já estava tudo a abalar e decidi também vir para esta coisa onde durmo.
Quando cheguei tentei ligar o Skipe, lá para casa e falei com a minha mãe e também ouvi a Rita. Ainda pensei que o meu pais ligasse entretanto para dizer o resultado do Lavrense, mas nada. Passado um bocado o Rapozinho disse-me o resultado: perdemos 2-0!
Aproveito já, como já o fiz, para dar os parabéns ao Lavrense, pois apesar da derrota, percebemos que eles já não nos são tão superiores e que qualquer equipa poderia ter ganho.
O resto do dia foi passado no sítio do costume, na cama da esquerda, do quarto da esquerda do apartamento D2 do Pallachova Halls Residence.
Posted by
roanita
at
10:50
0
comments
domingo, 20 de abril de 2008
sopas e descanso
Sábado, dia 19 de Abril, foi a primeira vez (e a última) que decidi ficar aqui nesta casa, em vez de ir passear. Talvez devesse ter aproveitado para ir até Brno, mas como já passei 5 horas nesta cidade (à espera do comboio) e como às vezes é preciso descansar e era última oportunidade, optei por ficar.
Acordei às 10h, o que é uma vitória, e não fiz mesmo nada de útil durante todo o dia, apenas vi séries e filmes (Asterix nos Jogos Olímpicos).
Tanto o almoço como o jantar foram a bela da sopinha de cenoura.
À noite fomos ao bowling com os gregos, os espanhóis e alguns Erasmus que estão em Erasmus e nos vieram visitar.
Ficámos a conhecer mais um dos namorados que veio cá fazer uma visita, o namorado da Sandra espanhola... eu acho que deviam haver mais visitas deste tipo, mas agora, se calhar, também já não vale a pena!
Posted by
roanita
at
13:37
0
comments
comidas (inter)nacionais
Na sexta-feira, o dia começou numa das escolas especiais que temos vindo a visitar.
Desta vez, o motivo desta visita era fazer uma pequena apresentação sobre o nosso país. Assim fizemos, numa sala bem fixe, cada um por sua vez, apresentámos os nossos três países (Bélgica, Portugal e Turquia).
Para além da apresentação, assistimos também a uma aula na sala das crianças autistas.
Sinceramente, e como não sei muito acerta do autismo, não achei grandes diferenças em relação a esta sala e a outra com crianças com algumas dificuldades de aprendizagem.
No fim da apresentação, fomos até ao Tesco, investigar as novas modas e comprar algumas coisinhas que não há no Alberto, como por exemplo, uma grande tablete de Milk, como o que a tia Luísa me trouxe.
Durante a visita ao Tesco, encontrei um vestido que eu até gostei. Como é muito raro encontrar um vestido de que goste e como faz sempre falta, até o experimentei, mas não comprei e talvez não compre. Aceitam-se sugestões :P
Ainda no Tesco, almoçámos no KFC, algo que não fazia quase desde o início da aventura por aqui.
Regressámos a casa e na cozinha estava mais uma embalagem vermelha e branca (correio). Era um presenta da mana Natália e da sobrinha Ana Sofia.
Dentro do pacote vinham bolachas Oreo (não há cá), gel de banho e desodorizante, kinder e money.
OBRIGADO NATÁLIA E PARABÉNS ATRASADOS!
Descansei um bocado (tava muito cansada :D), vi umas séries, investiguei o desenvolvimento dos comentários nos blogs do Lavrense e do Paço do Negros, vi umas séries...
À tarde, fomos ao café e depois ficámos um pouco lá fora, a ver o pessoal que estava a jogar basquetebol.
Mais uma vez, regressámos a casa e ficámos a anhar. Aproveitámos também para jantar e, mais tarde, fomos até ao apartamento dos gregos onde estava a ser preparado um jantar: Bacalhau com natas (feito pelo Tanassis, o grego que esteve em Portugal) e Raclete à la Chek (uma Erasmus francesa, do 1º semestre, veio cá e trouxe o material para a raclete, esquece-mo-nos foi das batatas).
Regressei e dormi!
Posted by
roanita
at
13:07
1 comments
grelhados
Quinta-feira, dia 17 de Abril, o dia começou com a bela aula de filosofia e a entrega dos trabalhos realizados. O resto da aula foi a seca do costume.
Regresso a casa e almoço. Mais uma vez, fiz a maravilhosa sopa de cenoura.
Almocei e fui para o estágio.
O estágio, como sempre foi bastante divertido.
Desta vez, jogámos ao "Camaleão, de que cor?" Como é óbvio, os meninos não conheciam o jogo, mas rapidamente o perceberam. Pareceu-me que se divertiram bastante a correr uns a trás dos outros e à procura das cores.
Voltei a casa, estacionei um bocadinho, tive a ver o mail, umas séries e depois fui até à rua, onde estava a ser preparado um barbecue. Levei umas batatas fritas, o meu sumo de laranja e umas espetadas.
Foi a primeira vez que comi grelhados desde que cá estou. Até soube bem, mas nada como uns grelhados no fogareiro no SITAVA.
Como estava a congelar na rua, decidi vir para casa e acabei por me apagar. Como tal, não fui a uma das muitas festas aqui do dormitório.
Posted by
roanita
at
12:52
0
comments