Bem, até agora, o dia não está a correr muito bem, porque as aulas estão a ser cada vez mais atrofiantes, com o raio do Checo!
De manhã fomos para a primeira aula... tudo bem, em inglês, foi interessante. O único problema aí foi o sono. Hoje foi o primeiro dia que me custou a levantar e durante o qual andei a dormir grande parte do tempo.
Aula seguinte, Worls around us, com o ciêntista louco. No coments.
Ninguém percebe muito bem o que o homem nos quer dizer, apesar de ele falar em inglês. Fez umas experiências, mas nós ficámos sentados, só vimos à distância. Foi meio estranho!
Depois fiquei com a Gozde, fomo para o/a New Building.
Eu almoçei um bife estranho com um puré de batata com pouco sal e ela comeu umas bolachas, porque, supostamente a carne era porco e na religião dela não se pode comer porco.
As aulas seguintes...
Drama em Educação: a professora continua a só falar checo e as moças tentam traduzir, o que resulta em não apanharmos nada de teoria, mas muito já fazem as moças. No final fizemos uns jogos, mais ou menos giros.
Nesta cadeira vamos ter de planificar uma actividade de dramática para fazer com os meninos, mas ainda não percebi quais são as etapas da planificação. Acho que vou fazer com base no que aprendi em Évora, porque aqui também ninguém me deve explicar.
Checo para estudantes estrangeiros: o professor decidiu deixar de falar em inglês. Não consigo perceber nada e o parvo ainda se mete a rir da nossa pronúncia. Disse-nos que o dicionário do computador é muito difícil, mas mais difícil é imaginar o que ele está a dizer quando fala para nós e se ri.
Se eu lhe responder em português, ele também não percebe, pois não?
Agora estou em casa... a seguir vou à primeira apresentação dos países de origem dos Erasmus. Vão ser os Turcos e as Bulgaras.
Depois irei preparar a viagem... que tem andado parada porque o Ozzy não tinha visto para podeer sair de cá!
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
um belo dia, pra dormir!
Posted by
roanita
at
16:50
1 comments
noite atribulada...
Na terça de manhã lá fomos nós em direcção à New Building (pareço um emi) para mais uma aulinha de Educação Técnica.
A única coisa que fiz na aula foi terminar a minha cobra, quando ía a começar o outro trabalho a prof. mandou-me arrumar.
Depois vim para casa, fui comprar o meu champô de maçã e laranja no Tesco, e fui comprar comida ao Alberto.
Tive depis a chatear o Pedro e a Isabel para me ensinarem a fazer bifinhos com cogumelos e, no fim de eles me darem a receita, lembrei-me que ainda não tinha tirado os bifes do congelador. Como opção, a estreia das linguíças!
Depois do almoço a fazer lembrar o que é bom, a Riet veio cá ter e fomos para as aula de Pintura.
Eu, a Sandra e a Riet, meio perdidas na cidade, lá encontrámos uma rapariga, que também andava à nossa procura e que vai ser a nossa tradutora na cadeira, porque, para variar, o professor não fala inglês.
A rapariga levou-nos até à sala, num edifício a estrear e onde tinhamos já algumas coisas em cima da mesa... são prendas para nós (tal como acontece na UE).
Passado um bocado apareceu o professor e a aula começou... na aula fizemos uma coisa que consistia em: meter tinta da china no centro do papel e depois balançá-lo para fazer riscos. Mais tarde iremos pintar os espaços brancos.
Só para saberem, consegui pintar o chão todo e as mesas, mas não sujei a roupa!
Voltámos depois para casa e fui ao ginásio, mas ontem não fiz quase nada, porque me começou a doer a cabeça e cada coisas que fazia só piorava.
Regressei a casa, tomei um banho e fiquei melhor.
A Zuzka tinha cá uns amigos, com quem tinha combinado cozinhar e jantar. Eu também ajudei e todos comemos Bramboraky (uma espécia de panquecas com batata ralada e muito alho). Soube muito bem!
Uma das línguiças foi também partilhada e os checos gostaram. Não há ninguém que não goste do que é bom e o que é nacional é bom! :D
O pior estava para vir... enquanto eu estava a comer o Peter deixou a mensagem de que o Jaime e a Nês me íam ver. Até aí tudo bem, o pior é que depois deles chegarem o Skype só funcionou durante 30 seg. Depois, e como o Pedro não estava lá, tentámos de todas as maneiras possíveis e nada.
Fiquei um bocadinho triste e os piolhos se calhar também... mas às vezes acontece. Agora, estou à espera da próxima oportunidade que, espero, não esteja distante.
Enquanto eu tentava resolver os problemas de ligação, o Rui esteve-me a ajudar, esteve também a falar comigo e estava também a haver uma festa de despedida, da Mónika, que vai para a Austria fazer Erasmus.
No final de desistir de falar com os piolhos e de falar com o Rui ainda fui um bocadinho à festa... estava-se lá bem, até!
Posted by
roanita
at
16:22
0
comments
linguíças e capoeira
Na segunda-feira tive de acordar realmente cedo, pois as aulas começam às 7h25 e ainda tenho de apanhar o autocarro. Assim foi, acordei, tomei a minha banhoca e o pequeno almoço (porque aqui tenho pequeno almoço) e fui para a escola com o Mehmet, o rapaz turco que estuda Ensino Primário, como por aqui se chama.
Tivemos entao a nossa primeira aula de inglês, um bocadino mais fácil, mas de que eu continuo a perceber pouco. Como a professora fala em inglês a aula torna-se um bocadinho mais interessante.
Depois da aula fui fazer umas compras só para o dia, voltei para casa e fiquei a anhar um bocadinho...
Ao fim de um bocado, entraram cá no sítio. Era uma senhora que só dizia "posta" e apontava para a cozinha. Fui então ver o que estava na cozinha e era:
A encomenda lá de casa!!!
Tive a abrir a encomenda com muito cuidado, pois assim mercia a mercadoria:
Algumas linguíças, uma farinheira, quatro queijos, um poster do Miguel Veloso, os papéis do banco e um bilhete do meu pai que dizia: "Olá gaiata! O Pedro nunca mais mandava isto. Troquei chocolates, canela, livros de receitas e mando duas linguíças. Beijinhos"
Pois é! Esta bela encomenda soube mesmo muito bem, só ficou a faltar o champô de Maçã, que não há por aqui. Só à maçã e laranja e é de outra marca, não é a mesma coisa, mas agora é o que uso.
No resto da tarde andei por aqui, a avançar trabalho, a actualizar o blog e a teclar/falar com o pessoal!
Depois fui ao ginásio uma horinha e tive mais uma hora para descançar até... experimentar a minha primeira volta de Skoda, no país dos Skodas (fica aqui a promessa de que um dia destes vou fazer um post só dedicado a fotos dos Skodas, porque são mesmo muitos!).
Esta voltinha de Skoda aconteceu porque o Tomás me convidou para ir experimentar capoeira. Comigo foi também a Zuzka e a Riet, que foi só assistir...
Como podem verificar, eu tenho um geito especial para a capoeira (cu de fora!!!) :D
O que é giro na capoeira é que todos os termos são em português e o prof. daquele dia era brasuca. Como é normal, ele fala tão bem inglês como eu.
Na aula e também a falar português estava o Zé, do Porto, a Zuzka, que, apesar de checa, fez Erasmus em Coimbra e regressou agora de um mês no Brasil, e o Tomás que, mesmo não sabendo, tenta. Com tanto português e tanto movimento estranho a aula tornou-se divertida... no entanto, não sei se poderei continuar porque as costas ontem já seram sinal.
No fim de tanto movimento, o mereceido descanço, para falar com as pessoas e dormir!
Posted by
roanita
at
15:35
1 comments
domingo, 24 de fevereiro de 2008
Trip to Pilsen
Sábado, por volta das 6h e depois de uma noite não muito bem passada, ainda não percebi porque, abalei em direcção à recepção e aí juntei-me com todos os estudantes que iriam para Pilsen.
Apanhámos o autocarro para a estação central e aí apanhámos o comboio para Praga. Em Praga apanhámos o comboio para Pilsen.
Como é óbvio, a maioria do pessoal dormiu, incluíndo eu, mas também tivemos tempo para jogar uma cartada, como diria o Rapozinho. As explicações dos jogos de cartas não foram fáceis e, sempre que já estavamos a perceber um jogo, mudavamos de jogo pois chegava alguém com outra novidade. Acabámos por jogar uma coisa do tipo do Uno.
Chegados a Pilsen, fomos recebidos por os Buddys lá do sítio e também por alguns estudantes estrangeiros (erasmus e não só).
Diga-se que a Hlavni Nadrazi (Estação Central) dos meninos é bem bonita.
Dirigimo-nos depois à cervejaria ou fábrica de fazer cerveja: Pilsner Urquel.
Esta é a porta de entrada:
Esta cervejaria é só um bocadinho maior que uma outro que eu e os bandinhas, como diria o Spike, vimos na Suiça. Para além de ser maior que a da Suiça, está mais direccionada para o turismo, pois é um dos pontos turisticos da cidade.
Mas aqui, tal como na Suiça, eu não gosto da cerveja! Como tal, dei a minha ao Hassan... uma das poucas pessoas aqui que gosta de futebol e com quem ando sempre na picardia por causa do jogo do Euro 2008.
Como já tinhamos alguma fomo, dirigimo-nos a um restaurante típico Checo, no centro da cidade. Foi neste dia que eu descobri como a comida é péssima aqui. È tudo doce... até a carne!
Ainda no restaurante, encontrei um garrafa que dizia Portugal...
Seguimos depois para a patinagem no gelo, que afinal não era gelo, mas sim, um plástico estranho. Só houve 3 quedas. Como é óbvio, uma foi minha... mas só tenho uma pequena nódoa negra no joelho.
De seguida comprámos umas coisitas para o jantar e para o pequeno almoço e fomos para o dormitório, que até era fixe! E melhor de tudo, tinha cadeiras iguais às da Casa do Povo.
Foi enquanto estávamos a dormitar que o Peter me ligou a dizer que o Lavrense foi campeão, o que é muito fixe. Só não é muito fixe quando podiamos estar a festejar todos junts e não temos ninguém com quem festejar :(
MUITO MÉRITO E PARABÉNS AO GRANDE LAVRENSE.
À noite ficámos no bar do dormitório por um bocado e depois a maioria do pessoal oi para os bares. Eu e mais alguns ficámos nos quartos a jogar STOP.
Os participantes no jogo eram das seguintes nacionalidades: Portuguesa, Tawain, Polaco, Checa e Paquistanês. Tentamos que a língua oficial fosse o inglês, mas o que quer que seja que me dissessem para mim era verdade, ao contrário do que costuma acontecer quando jogo com as pessoas do costume.
De manhã, fomos visitar a cidade.
Começámos pela Grande Sinagoga, a terceira maior do Mundo, mas só vimos por fora.
Seguimos para um edífico ue fica na praça central, que tivemos oportunidade de visitar por dentro.
Subimos e entrámos na Catedral, cuja torre tem 102 metros, sendo a maior da República Checa.
Fomos depois almoçar, noutro restaurante típico, onde comi uma sopa de batata e cogumelos. Já estou a dominar é a bebida daqui: Kofola... grande e barata!
Depois de curta volta na cidade, à vontade, encontrámo-nos na praça e fomos para o comboio. Como tivemos bastante tempo parados e o comboio se atrasou, perdemos o primeiro comboio de Praga para Hradec Kralove e ainda tivemos tempo para dar uma volta na praça Venceslau.
Posted by
roanita
at
21:50
4
comments
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
da india, da pérsia, chinês...
Hoje acordei tarde, quase pela primeira vez desde que aqui estou. Foi fixe, porque não fiquei a anahar de manhã... pelo contrário, era o tempo em que era suposto fazer o meu trabalho de matemático.
Depois fiquei aqui a actualizar o blog, tive a falar um bocadinho com o Pedro e a falar com uma das Buddys que estava a tentar organizar uma ida à casa de chá!
Um pouco depois começámos a varrer/lavar o chão aqui de casa, porque já estava um bocadinho suja.
Passado um bocado, fomos para a recepção (pela segunda vez) e lá partimos em direcção à casa de chá. Chegados lá, descalçámo-nos e sentámo-nos no tapete, enquanto decidiamos que chá tomar.
O espaço era muito giro e misterioso.
Para além dos chás que não eram assim tão bons, decidimos experimentar também a xixa (de maçã). Eu ía morrendo afogada...
Como nada do que provámos soube realmente bem, decidimos optar pelo mel...
À saída, apanhei uma boleia...
Chegada a casa, fui alimentar as minhas borregas ao ginásio... e não é que cresceram outra vez.
Ainda não percebi porque é que se paga um dinheirão por uns ténis para serem confortáveis enquanto fazemos desporto e depois só dão para uma modalidade específica. A senhora Nike está a ser extremamente incorrecta!
Agora só irei actualizar o blog no domingo ou segunda, porque amanhã e domingo vou passear a Pilsen!!!
Posted by
roanita
at
22:55
5
comments
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
estrelas
Bem, ontem comecei o dia com um grande problema, não tinha internet.
Como era muito cedo, optei por ficar a ver uns episódios de Brothers and Sisters e só mais tarde fui à do Mr. President dos Buddys, o Tom, pedir ajuda. Ele explicou-me o que fazer e, passado alguns minutos, o problema ficou resolvido.
Depois a Noora e a Riet apareceram, como combinado, para irmos às compras ao Alberto e preparármos o almoço: ovos mexidos com fiambre e queijo. Estava bom!
Mais tarde, fomos à lavandaria e depois voltei a ver uns episódios de Brothers and Sisters e continuei o meu trabalho de matamática.
Fui depois buscar a roupa á lavandaria e aí percebi que já era hora de ir para o Planetário... um passeio que fomos fazer ontem, bastante grande, pois tivemos de andar uma boa distância pelo meio do mato!
No planetário podemos ver o nosso peso na Terrra, na Lua, em Marte... (eu acho que a balança estava errada, porque no ginásio eu peso menos 4 Kg que na Terra e o ginásio também é na Terra).
Depois ouvimos os senhores a falar (em inglês)...
Subimos até à parte de cima, para tentar observar o céu, mas estava incoberto, vimos apenas o gigante telescópio...mais tarde, alguns ainda conseguiram ver algumas coisas, mas eu feita nência, não me apercebi.
Fomos para o auditório onde assistimos a vários filmes sobre o espaço. Aqui vimos também uma animação infantil "A Vaca na Lua".
Ainda no espaço da entrada tivemos mais algumas explicações acerca das estrelas, do seu tamanho e cor.
Entrámos também na sala, pareceu-me a mim, mais reservada a crianças, onde o senhor nos mostrou algumas experiências engraçadas e onde confirmámos que somos seres poderosos...
Fomos depois para uma sala um pouco diferente, tipo panorama, onde estavamos quase deitados nuns sofás, a olhar para cima, para ver as estrelas. Aqui também vimos alguns mini filmes e algumas das constelações que podemos ver no céu.
Mais tarde voltámos lá acima, para usar o telescópio, mas estava tudo incoberto, então eu decidi ir para um espaço mais quentinho e, quando saímos reparei que o céu já estava limpo e que alguns tinham conseguido ver as coisas...
O regresso voltou a ser a pé e às escuras...
Depois fui comer uns cereais e voltei para a minha caminha, para por a conversa internacional em dia.
Posted by
roanita
at
22:08
3
comments
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
isto é que são aulas!
A quarta-feira, dia 20, foi mais um grande dia de aulas.
Começámos às 8h10m, com a discilpina de Didáctica do Inglês, que até foi interessante.
Primeiro apresentámo-nos às outras colegas checas, a professora apresentou-se também e depois começou a falar acerca do ensino do inglês na República Checa. Pediu-nos também que contássemos o que sabemos acerca do ensino do inglês em Portugal, começando por contar a nossa experiência.
Falámos mais um pouco e desenvolvemos uma actividade preparda por uma das alunas checas. Este vai ser também um trabalho nosso, aliás a nossa avaliação, preparar uma jogo ou actividade onde possamos trabalahar o inglês com as crianças e apresentá-lo na sala. Iremos também fazer uma reflexão acerca do ensino do inglês em Portugal e na Républica Checa, depois da observação de uma aula.
A aula seguinte, já noutro edifício, foi "World around us", com um senhor professor do tipo cientista louco, todo maluco, mal fala inglês (como eu) e que custa a abrir os olhos.
Teve a falar de processamento de informação no cérebro, etapas, coisas que ninguém percebeu muito bem.
Por fim, falámos do tema mais importante por aqui: como é a avaliação?
Diga-se que esta pergunta não foi muito bem percebida pelo professor, que lá foi outra vez falar nas etapas do processamento da informação no cérebro. Falámos-lhe então em exame e trabalhos de casa e ele lá percebeu... resumindo, apenas temos de ir às aulas e participar nas experiências, que parece que é o que vamos fazer por aqui.
Segui depois para o edifício A (New Building), onde mais tarde ía ter uma aula. Entretanto, fui experimentar a comida do bar. Era uma espécie de ensopado de borrego, mas sem sopas de pão e a carne não devia ser borrego. Esta espécie de coisa e 1/2 l de Ice Tea ficaram por 3€.
Passado algum tempo eu e a Gozde seguimos para a sala onde tivemos Drama em Educação.
Chegámos próximo da sala e estavam muitas pessoas à porta, que nem entravam nem saiam.
Quando a professora chegou, entrou e todos tentámos entrar, apesar de não ser fácil, porque os lugares estavam todos ocupados. Depois começou a falar a alta velociade em checo e, como é óbvio, não percebiamos nada. Quando ela parou um bocadinho, disse-lhe que eramos Erasmus e que não estávamos a perceber nada... o que provocou a risada geral. Ela lá disse qualquer coisa, fazendo um sinal de espera e continuou a falar checo.
Passados alguns minutos, algumas sairam e tudo em checo, lá combinaram que duas íam ser nossas tradutoras e foram buscar-nos umas cadeiras.
Depois a professora, sem nunca tentar falar inglês, disse às nossas tradutoras para nos dizerem que nos apresentassemos, o que nós fizemos.
A aula lá continuou, sempre em checo e com alguns momentos para traduções e, depois fizemos um jogo. É o jogo em que vamos de olhos fechados, de mão dada com alguém que nos vai conduzir e andamos a passear pelo espaço. Eu fiz com a minha tradutora e a Gozde com a dela. Quando regressavamos à sala tinhamos de dizer o que sentiamos, nós em inglês e as outras em checo, o que torna as aulas bastante interessantes, como devem imaginar.
Depois fizemos o jogo, trocando o guia e o guiado, mas já não voltámos à sala, porque a aula entretanto acabou.
Esqueci-me de perguntar acerca da avaliação, mas imagino que não deve ser pior... espero!
A última aula foi Checo para Estrangeiros.
O que posso dizer... não percebemos quase nada e passámos o tempo a rir.
No final, falámos com o prof. e também não devemos ter exame.
Quando cheguei estive aqui por casa a anhar um bocadinho e depois fui até à da Nevine provar o famoso café turco e jogar ping-pong.
Por fim, voltei para casa, falei com o pessoal e comi uma bela maçã verde!
Posted by
roanita
at
21:56
2
comments
Cobras e borregas
Ontem tive mais uma aula, muito fixe por sinal... É uma aula de Educação Técnica (traduzindo à letra) onde se faz um bocadinho de tudo...
Eu começei por uma cobra em miçangas e ainda não acabei... algumas colegas estavam a fazer uma massa que entretanto vai ao forno e depois se pinta... outros estavam a fazer coisas com arames e também miçangas.
A aula pareceu muito fixe e, apesar de a professora não falar muito inglês, tal como eu, é bastante interessada naquilo que estamos a fazer e vai-nos dando algumas indicações.
Nesta cadeira não temos de fazer exame, apenas ir às aulas e tentar fazer as coisas.
Estes são alguns dos bonecos que já estavam feitos.
Esta é a minha cobra e a outra cobra.
Aqui estão as colegas checas a fazer outras coisas.
Depois da aula, nde estava apenas eu e a Sandra, juntá-mo-nos com os outros Erasmus do curso e fomos buscar os nossos passes de autocarro que entretanto já estavam prontos... em princípio já não preciso de tirar outra "vinheta", porque esta só acaba em 20 de Maio, altura em que eu talvez já cá não estou.
Voltámos depois para casa e a Riet cozinhou frango e puré de batata, que também me soube muito bem...
Já sem fome, juntei-me à Noora e ao Ozgun e fomos à Student Agency tentar encontrar mais informações/soluções para a nossa viagem, mas mais uma vez, nada ficou decidido porque ainda temos muito que pensar.
À saída da agência, ía a olhar não sei para onde e nem sequer vi os três degraus para descer, ou seja, caí um granda tralho... mas aqui não mete piada porque ninguém se ri!
Depois andei aqui um bocado a anhar e meio anta... até decidir ir ver o filme que os Buddys decidiram passar: Kolja (1996), de Jan Svěrák.
O filme foi muito giro, apesar de eu não perceber algumas coisas, pois o audio foi em checo e as legendas em inglês.
Quando regressei fui outra vez ao ginásio alimentar os animaizinhos dos meus pés: duas borregas, uma em cima da outra. Através destes animaizinhos lembrei-me de uma pessoa que não vejo à muito tempo, o sr. Leucinio.
Aqui ficam dois belos exemplares duma família de ovinos (é mesmo coisas de quem não tem mais nada que fazer:
À noite ainda falei com o Peter, os meus pais e o Rui... como todos os dias.
Posted by
roanita
at
17:54
1 comments